O QUE É UM TANQUE SÉPTICO?

O QUE É UM TANQUE SÉPTICO?

Tanque séptico é um tanque fechado, enterrado e impermeável, destinado a fazer o tratamento primário do esgoto domiciliar. recebe todo o material proveniente dos vasos sanitários dos banheiros, liberando um efluente de forma líquida.

As águas servidas procedentes de banheiros, lavatórios, pias de cozinha, etc...poderão ser encaminhadas ao tanque séptico, se antes passarem por uma caixa de gordura. recomenda-se o uso de tanques sépticos de câmara única, ou no máximo com um compartimentação.

COMO É O FUNCIONAMENTO DE UM TANQUE SÉPTICO

O esgoto fica retido no interior do tanque durante um certo período, quando se dão as seguintes modificações:

Deposição de sólidos sedimentáveis ( lodo ) e flutuação das substâncias mais leves que a água: graxas, óleos, gorduras... assim o tanque esta agindo como um decantador.

O lodo e a escuma ficam armazenados e sofrem uma digestão por processo bioquímico, no qual a matéria orgânica é gaseificada, liquefeita e mineralizada ou transformada em matéria mais estável; o tanque agora esta agindo como um digestor.

O liquido remanescente na zona intermediária do tanque sofre sensível alteração, com redução de bactérias, em consequência do processo anaeróbio característico do meio séptico.

O tanque séptico permite a separação de parte do material sólido. junto com os sólidos decantados, ficam retidos micróbios patogênicos e não patogênicos. a retenção dos sólidos facilita a solução para a disposição do líquido no solo.

A entrada do esgoto no tanque será feita através de uma curva, cuja extremidade estará mergulhada cerca de 30 cm do líquido séptico. este dispositivo tem por finalidade impedir o retorno de gases e reduzir o turbilhamento do meio líquido, o qual prejudicaria o processo de decantação. – deve haver uma diferença de 5cm entre a geratriz do tudo de entrada e a geratriz do tubo de saída.

tanque séptico

tanque séptico

Procure junto a ABNT a NBR 13969 - Tanques sépticos - Unidades de tratamento complementar e disposição
final dos efluentes líquidos - Projeto, construção e operação

Clientes que leram este artigo leram também:

GORDURAKLIN FUNCIONA MESMO?

PROBLEMAS DE MAU CHEIRO EM BANHEIROS? ENTUPIMENTOS FREQUENTES?

Comments are closed.