Fossa Séptica – Como funciona e como manter limpa e sem entupimentos

fossa séptica é o meio mais comum utilizado para armazenamento e tratamento de dejetos humanos.
Estas construções evitam que tais dejetos sejam jogados em rios, mares e até mesmo no solo. Exatamente por conta disto é que a fossa séptica precisa estar constantemente limpa e sem entupimentos para evitar que transborde ocasionando mau cheiro, agressão ao meio ambiente e constrangimentos.
No artigo de hoje, você vai saber como realmente funciona uma fossa séptica e de que forma você pode mantê-la limpa e livre de entupimentos, do jeito que tem que ser.

O que é e como funciona uma Fossa Séptica?

Fossa Séptica 2

fossa séptica é uma espécie de tanque construído embaixo da terra para receber dejetos humanos e demais líquidos. A fossa séptica funciona da seguinte forma: a parte sólida é retida onde sofre um processo de decantação e posteriormente decomposição. Os gases fluem através de uma válvula.
A fossa séptica realiza diversas funções ao mesmo tempo cujo resultado é o tratamento do esgoto sanitário. A fossa séptica deve atender uma demanda específica de pessoas. Famílias grandes precisam de um tanque com maior capacidade e assim por diante. No entanto, o mínimo recomendado é 1000 litros de capacidade total. Por ser um local que guarda substâncias mal cheirosas, a fossa séptica não deve ficar muito próxima a espaços de grande circulação de pessoas na residência. Próximo ao banheiro é o lugar mais indicado.

Por que é importante manter a fossa séptica limpa?

Fossa Séptica 3

Assim como explicamos acima, é fundamental que a fossa séptica seja construída em material resistente, durável e seguro para evitar que o material coletado entre em contato com o solo e polua o local. Por isto é imprescindível que a fossa seja mantida sempre limpa, funcionando adequadamente e livre de entupimentos.
Além do prejuízo para o meio ambiente, o desconforto para a família é muito grande. Portanto, a melhor forma de manter uma fossa séptica em bom estado de funcionamento é realizando a limpeza frequente da mesma. Não deixe para fazer isto apenas quando estiver em estado crítico, pois poderá comprometer o sistema de uma maneira geral além de gerar gastos elevados.

Como manter a sua fossa séptica limpa e sem entupimentos?

Fossa Séptica 4

O meio mais utilizado para limpar a fossa séptica é através da contratação de uma empresa especializada, o conhecido limpa fossa. A frequência desta limpeza vai depender do uso constante ou não da fossa.
Residências, por exemplo, não precisam se preocupar com isso com a mesma frequência que bares e lanchonetes. No entanto, todos os estabelecimentos precisam ficar atentos a alguns detalhes que podem indicar a necessidade da limpeza.

- Mau odor de esgoto no ar;
- Aparência de umidade em regiões próximas à fossa;
- Vasos sanitários e ralos com funcionamento lento;

Apesar do uso comum do limpa fossa, este ainda não é o meio mais indicado para realizar a manutenção da sua fossa séptica. A não ser que seja evidente o entupimento.
Uma sugestão para a manutenção corriqueira e necessária deste tanque de tratamento é o uso de um produto chamado de Fossaklin.
O Fossaklin é indicado para os casos em que ainda não houve entupimento. É uma forma de prevenção dos efeitos danosos do vazamento destas substâncias. O Fossaklin é um produto natural e biológico, ou seja, não agride o meio ambiente.

Veja como funciona

Como limpar a sua fossa séptica com Fossaklin

É muito simples manter a sua fossa séptica limpa com o uso do Fossaklin. Siga o nosso passo a passo.

Os dois lugares mais indicados para aplicar o produto são:  

1. Vasos sanitários e ralos. No vaso sanitário, basta jogar o saquinho do produto e dar descarga.
2. Já quando for utilizar o Fossaklin nos ralos, misture o produto em água limpa e fria em um recipiente.
Depois disto, jogue a solução nos ralos que tenham ligação direta com a fossa séptica.
3. Não jogue o produto diretamente dentro da fossa, pois pode não haver uma boa homogenização.

Estes são alguns benefícios do uso do Fossaklin:

- Diminuição da proliferação de insetos típicos do local como baratas;
- Redução do mau odor, uma vez que a matéria orgânica foi degradada;
- Eliminação dos acúmulos de gorduras nos coletores;
- Recuperação da permeabilidade dos sistemas sépticos.

O Fossaklin é um produto prático, natural e muito fácil de usar para fazer a limpeza da fossa séptica da sua casa ou empresa. Experimente utilizá-lo constantemente para evitar problemas maiores no futuro. Mas, atenção. Em caso de entupimento aparente o uso do Fossaklin não é recomendado. Nestes casos, a limpeza tradicional deve ser a sua opção.

No Comments Yet.

Leave a comment