Condicionadores Magnéticos - Para o tratamento de água dura

O maior componente das incrustações é o carbonato de cálcio, pertencente a uma classe de materiais chamados “Diamagnéticos”, ou seja que são muito fracamente repelidos pelo imã natural, e que sofrem efeitos espetaculares quando submetidos ao campo magnético. 

Gostaríamos de salientar que a nossa preocupação está no tratamento da dureza da água. As águas, longe de serem compostas apenas de Hidrogênio e Oxigênio, apresentam em sua composição inúmeros sais em dissolução como Cloretos, Sulfatos, Carbonatos e Bicarbonatos, bem como outros minerais não dissolvidos, mas em suspensão. Dependendo do tipo e quantidade de sais e sólidos acima mencionados contidos na água, esta atacará quimicamente as paredes internas dos encanamentos e tubulações de ferro e aço, provocando a corrosão.

Quando a água passa pelos Condicionadores Magnéticos, há uma alteração (física) da estrutura, para uma forma mais favorável, a Aragonita, cuja estrutura é termodinamicamente estável e que não permite que os minerais entrem em dissolução, ou seja, se depositem nas paredes das tubulações.
Nessa nova condição, além de não permitir a formação de cascas, retira também as cascas que porventura já existam.

Tanto os sais em dissolução como os sólidos em suspensão tendem a se depositar nas paredes internas dos encanamentos e camisas de resfriamento, e esse problema aumenta com o aumento da temperatura da água, provocando as incrustações.

É aí que os Condicionadores Magnéticos Sumetal são imbatíveis. Este sal de Cálcio pode ser encontrado em duas diferentes formas cristalinas; a Calcita, cujos cristais se assemelham a agulhas; esta forma de cristalização é a que se deposita como incrustação.

Dentro de um circuito fechado perde-se água por evaporação ou vaporização, sendo necessário à reposição desta. Entretanto, a água evaporada é isenta de sais ou sólidos, que permanecem no sistema, e com a reposição por água nova estamos injetando no circuito mais sais e sólidos, o que aumenta a concentração de produtos indesejáveis (carbonatos de cálcio e magnésio), principalmente quando são adicionados produtos químicos com o fim de “tratar” ou “abrandar” a água.

Toda a água de resfriamento ou de condensação de caldeira, tende a aumentar a concentração de sólidos dissolvidos e em suspensão. Estes são pois, a “matéria prima” para as incrustações.

O condicionamento magnético da água, por ser feito externamente à tubulação, apenas pela aplicação permanente de um forte campo magnético, não aumenta a quantidade de sólidos e dispensa o uso de produtos químicos para evitar incrustações dos sais de cálcio e magnésio(água dura). Se a água for de pH ácido, precisa ser corrigida pela adição de álcales, como a soda, cal, bicarbonato de sódio, etc.

Com os Condicionadores Magnéticos aplicando esta correção (se necessária) e o condicionamento magnético, garante-se a não formação de incrustações, e a desincrustação de crostas que já tenham se formado anteriormente, sem necessidade de parar caldeiras ou outros equipamentos, desde que se promova a retirada dos fragmentos de incrustação por meio de filtros de linha, no caso de caldeiras, ou limpeza das bacias das torres de resfriamento.

É verdadeiramente uma tecnologia comprovada, na prática e tecnicamente, pelos excepcionais resultados já constatados. O condicionamento magnético não mata bactérias, e não elimina produtos como ferro, sílica e manganês, porém há casos onde conseguimos melhorar alguns desses parâmetros.

Vantagens da utilização de condicionadores magnéticos: 

• Não corrói, não incrusta, não polui;

• Retira a incrustação porventura existente;

• Elimina completamente a necessidade de produtos químicos, para abrandamento da água, dispensando análises e estocagens;

• Melhora a eficiência dos equipamentos, propiciando uma troca de calor mais eficiente;

• Economiza combustível nas caldeiras e mantém mais limpas as torres de resfriamento;

• Dispensa completamente qualquer manutenção;

• Uso permanente (não tem desgaste) não necessita catalisadores;

• Melhora o funcionamento de equipamentos, pois proporciona troca de calor mais eficiente;

• Os condicionadores não apresentam desgaste.